quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Trechos retirados do livro “Resistência” de Agnes Humbert.

Uma história que se passou na época que a Alemanha invadiu a França, durante a Guerra, e formou-se um grupo de resistência contra a ocupação. Uma mensagem incrível de liderança.

“Antes de tudo, resistir é manter o ânimo e a cabeça. Mas, acima de qualquer coisa, é agir, fazer tudo que gere um efeito positivo, que seja ponderado e tenha um propósito. Muitos tentaram, mas foram desestimulados por sua aparente impotência. Outros formaram grupos, mas quase sempre estes grupos também se sentiram isolados e incapazes. Com paciência e obstinação, descobrimos esses grupos e os reunimos. Dedicados e decididos, eles já são muito numerosos e entenderam a importância de se organizar, de vislumbrar um modus operandi, de adotar disciplina e nomear líderes.
O modus operandi? Reúnam em casa gente conhecida. Escolham seus líderes. Estes líderes encontrarão homens experientes que orientarão suas atividades e se reportarão a nós em diferentes níveis.
(...)
A tarefa que lhes cabe, de imediato, é organizar-se, a fim de que, ao receber a ordem, estejam prontos para retomar a luta. Recrutem homens decididos, escolham com cuidado e os cerquem do que há de melhor. Infundam ânimo e determinação naqueles assombrados pela dúvida e nos que já não ousam ter esperanças.
(...)
Encontrem-se diariamente para passar informações e notas que possam ser úteis aos seus líderes. Sigam uma disciplina férrea.
(...)
Desconfiem dos inquietos ou displicentes, dos que falam demais e dos traiçoeiros.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário